A profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel numa imagem. Este valor é também conhecido por profundidade do pixel e é definido por bits por pixel (bpp).
O quadro seguinte mostra a relação entre o número de bits e o número de cores que podem ser produzidas. Mostra também os respectivos modelos de cor e padrões gráficos utilizados em monitores e placas gráficas.
Profundidade de cor (nº de bits) | Nº de cores produzidas | Qualidade de cor | Padrão gráfico |
1 | 21 = 2 | Preto e branco | Monocromática |
2 | 22 = 4 | Cores de 2 bits | CGA (Color Graphics Adapter |
4 | 24 = 16 | Cores de 4 bits | EGA (Enhanced Graphics Adapter) |
8 | 28 = 256 | Cores de 8 bits | VGA (vídeo Graphics Adapter |
16 | 216 = 65 536 | Cores de 16 bits (High color) | XGA (Extended Graphics Array) |
24 | 224 = 16 777 216 | Cores de 24 bits (True color) | SVGA = SuperVGA |
32 | 232 = 4 294 967 296 | Cores de 32 bits | SVGA = SuperVGA |
A profundidade de cor das imagens varia com o numero de cores presentes na imagem. No modelo RGB, com a profundidade de 24 bits existe a possibilidade de escolher 16,7 milhões de combinações de cor. Embora o olho humano não possa identificar estes 16,7 milhões de cores, este número de combinações permite variações ténues que dão a impressão de imagens com aspectos muito reais.
Sem comentários:
Enviar um comentário